Suomeksi täältä
A inspiração para nomear este blog foi evocada pela metáfora de Benedict Anderson, as nações manifestam-se ao sonhar, e pelo romance do autor moçambicano Mia Couto, a “Terra Sonâmbula”. O sonho desta terra sonâmbula ainda continua às vezes mais agitado, nos debates, nas discussões, nas cerimonias, nas ruas, nas canções, portanto, incessante...

terça-feira, 12 de novembro de 2013

A música da intervenção social 1: Azagaia: Homem Bomba

Capa da Cubaliwa. O desenhador Ricardo Pinto Bah-dass Jorge.
Este texto faz primeira parte do novo série onde eu escrevo sobre a música da intervenção social, maioriamente na época pós-socialista, particularmente do rap em Maputo.  

O link para a nova música do Azagaia Homem Bomba daqui. Faz parte do album Cubaliwa o que foi lançado no sabado 9 do novembro na casa dos escritores em Maputo.


É a versão karaoke onde se pode praticar cantar rap e o expressar a crítica social.

Participei pessoalmente o lançamento onde decenas fãs do hip hop rappam as rimas para o gravação do video o que estar lançado depois.

Contexto social

Neste série vou sempre contextualizar a música e suas letras para o seu contexto histórico, social e político. Nesta vez não ques muito de contextualizar por causa da situação a menos agradavel de Moçambique. Tem o conflito entre Renamo e governo (=Frelimo). Tem os raptos e medo entre os moradores das cidades por causa das ondas da criminalidade e caos geral pre-eleitoral.

Proximas músicas do série: Hosi Katekissa Afrika, Mali ya Pepha

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tervetuloa kommentoimaan // Por favor escreve seu commentário aqui