Suomeksi täältä
A inspiração para nomear este blog foi evocada pela metáfora de Benedict Anderson, as nações manifestam-se ao sonhar, e pelo romance do autor moçambicano Mia Couto, a “Terra Sonâmbula”. O sonho desta terra sonâmbula ainda continua às vezes mais agitado, nos debates, nas discussões, nas cerimonias, nas ruas, nas canções, portanto, incessante...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Um presidente homossexual e um antigo combatente discriminado


Agora, que os finlandeses estão à frente da escolha do seu futuro presidente nacional, que poderá ser um tipo de diplomata internacional do Partido Verde, que vive num casamento homossexual, ou um tipo conservador de direita, que nas últimas eleições, proclamou-se um presidente trabalhador, está bem na hora de relatar a procissão dos automóveis do Presidente moçambicano no centro do Maputo, em dezembro passado.
(Lamento a falta da fotografia, resulta das regras moçambicanas sobre fotografia pública.)

Cedo de manhã, todos esperando seu turno no banco automático na Avenida Júlio Nyerere, começaram a tocar sinos de alarme. O povo virou para olhar a rua que, de repente se encheu de vários policiais de trânsito, esvaziada de carros. Após o alarme, apareceu um bando de polícias à motocicleta, escoltado por veículos de tropa, atrás deles, alguns carros pretos blindados. Por final, vinham alguns carretas cheias de soldados, metralhadoras na mão, acompanhados por uma ambulância para casos de emergência. A velocidade dessa procissão estava bem rápida, pois supostamente na rota o trânsito foi parado por vários quilómetros.

Primeiro pensei eu, que fosse algum caso excepcional, mas depois fiquei sabendo que o Presidente sempre é transportado numa procissão igual. Aparentemente tratava-se da sua caminhada diária desde o palácio de morada até a sua casa de cargo presidencial. Depois da passada, todos, inclusive os policiais, soltavam risadas. Será porque os moçambicanos são todos uma grande família, como dito por um colega na faculdade? Ou havia diversas razões por trás dessas risadas aparentemente iguais?

Os procedimentos de segurança da Presidente em ofício na Finlândia são de outro mundo. Os moçambicanos mal conseguem confiar nos seus ouvidos, quando eu conto, que se pode encontrar a nossa presidente por ocasião numa piscina de academia, numa livraria, em festivais, ou até numa aula de dança-do-ventre no bairro de Kallio em Helsinki, a capital do país. Os seguranças só se reconhece pela postura firme e pelos olhares explorando todos os transeuntes. Quem não reconheçesse a presidente, podia tomá-la e seus seguranças por cidadãos quaisquer.

Então, em que são fundados estes procedimentos de segurança em Moçambique, um país bastante calmo e seguro? O meu voto é que se trata de um tipo de desempenho de poder. O povo vê, que o seu Presidente não tem tempo de esperar no sinal fechado por tanto trabalhar para o bem da nação. Assim guarnece-se a narrativa de um país independente, liderado pelos antigos combatentes que, aínda na década de 1970-, foram discriminados pela cor da sua pele. De qualquer maneira, em Helsinki, não iremos ver uma organização de segurança parecida, seja o nosso futuro presidente, o meu candidato, o homossexual do Partido Verde que nos seus cargos em África do Norte já se acustomou com tudo isso, ou o outro, candidato heterossexual do partido conservador nacional.

2 comentários:

  1. Alo, soube que o candidato homosexual as presidenciais na Finlandia nao venceu as eleicoes, contudo acho que o povo finlandes deu uma licao de democracia ao mundo nestas eleicoes, estao de parabens.

    Pode ser que o presidente mocambicano comtoda aquela escolta e pressa toda va' resolver os problemas do pais, tanto mais que Mocambique e' um dos paises mais "ricos" do mundo, nao ha' tempo a perder, alguem tem de cuidar dos patos

    ResponderEliminar
  2. Caro Anônimo,

    Obrigado. Nao estou com muita certeza mas penso que patos aqui no seu commentário parece com cidadaos do país?

    Tambem suposto que com seu exprecao "Mocambique é "rico"" o Anônimo quer dizer que este país tem tantos recursos, como gaz natural, hidroelectrica, o clima optimo etc. mas ainda tem trabalho com o distribuicao dos eles?

    ResponderEliminar

Tervetuloa kommentoimaan // Por favor escreve seu commentário aqui