Suomeksi täältä
A inspiração para nomear este blog foi evocada pela metáfora de Benedict Anderson, as nações manifestam-se ao sonhar, e pelo romance do autor moçambicano Mia Couto, a “Terra Sonâmbula”. O sonho desta terra sonâmbula ainda continua às vezes mais agitado, nos debates, nas discussões, nas cerimonias, nas ruas, nas canções, portanto, incessante...

terça-feira, 19 de maio de 2015

Música da intervenção social 5: "Sistema tá fudido" por Tira Temas ft. Shackal

Mais uma nova vida da música "O sistema tá fudido". O Beat daquela obra pareçeu tocado em publicidade do municipio da Nampula.

Prezad@s ilustres amig@s e leitor@s,

Long time, no cash pelo que estou a pedir o vosso perdão. Agora volto ao este fóro por causa da mais uma nova vida do "Sistema tá fudido" por Tira Temas ft. Shackal.

A música "Sistema tá fudido" por o rapper Maputense da intervenção social Tira Temas (ft. Shackal) do janeiro 2008 já é o classico do quotidiano e cologa os questões importantes sobre popularidade duma música. Prova daquele estatuto do clássico é que os centenas hiphoppers em Maputo já sabem vocalizar as suas letras nos eventos do hiphop e da poesia, apenas que nunca a foi oficialmente publicado e pelo que eu sei só uma vez a foi tocado em radio, mas mesmo assim a letra da música já foi lido no parlamento em 2008 modificado para a forma mais correcta "Sistema tá fundido" e agora o "beat" da mesma pareçeu aproveitado em publicidade televisivo do munícipio da Nampula, aparentemente sem a licença dos autores.

Escuta a música histórica aqui.

Chegei ver o publicidade aqui referido no intervalo do telejornal do STV na quintafeira passada mas já no sabado a música foi mudado, posivelmente por raçoes jurídicos ligados ao copyright. Seria intressante saber como é que o beat chegou para o publicidade daquela instituição estatal (apenas que dirigido por o partido da oposição MDM)? Já sei como a letra chegou para o parlamento na forma pouca recuperada mas isso já e outra estoria...

Enjoy!

Abraço Índico e altamente underground,
   Janne "Young Man" Rantala

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tervetuloa kommentoimaan // Por favor escreve seu commentário aqui