Suomeksi täältä
A inspiração para nomear este blog foi evocada pela metáfora de Benedict Anderson, as nações manifestam-se ao sonhar, e pelo romance do autor moçambicano Mia Couto, a “Terra Sonâmbula”. O sonho desta terra sonâmbula ainda continua às vezes mais agitado, nos debates, nas discussões, nas cerimonias, nas ruas, nas canções, portanto, incessante...

segunda-feira, 20 de junho de 2016

ACADÉMICOS PELA PAZ EM MOÇAMBIQUE – QUEM SOMOS NOS?


Somos um grupo informal e internacional dos académicos Moçambicanos e estrangeiros, de várias disciplinas. Todos estamos ligados para Moçambique via nossos trabalhos e estamos muito preocupados dos situações social, militar e política do país e queremos ajudar mudar-os. Fiz parte de um grupo daquele tipo de natureza mas ainda mais pequina que criou o texto do petição. Não posso revelar nomes mas pelo menos 15 pessoas participaram nas maneiras diferentes, daqui de Moçambique, da minha terra Finlândia e dos outros países. Vão  todos assinar se já não assinavam. Depois há muitos actores que nem pessoalmente conheço. Há o grupo de Facebook que não faço parte porque não tenho conta e tem os fundadores do grupo. Algumas universidades vão informar sobre o petição nas suas paginas.

Cada dia apareçem novas assinaturas e assim o grupo está a crescer e cada vez mais novas nacionalidades estam a juntar com a rede informal chama-se Académicos pela Paz em Moçambique.


A campanha tem assim origem informal como grande parte do trabalho académico. Informalidade saí que o petição - pelo género - é criado pelos "fracos" para apelar mais poderosos e assim não é posivel pedir licenças de ninguem para fazer petição. E como qualquer obra académica, conteudo pode ser concordado ou não. Pode ser criticado ou até severamente polemizado. Podem escrever melhor e buscar assinaturas para o outro petição mas espero que não se pense que nada devia ser feito.

Natureça dos petições como este é que em final de contas cada assinador é um dos actores do petição, maioria deles publicamente. Conclui-se que Académicos pela Paz em Moçambique somos nos, sou eu, es tu, cada um de nos quem é académico de qualquer grau, e quem está ligado para Moçambique, e quem está a concordar com o observação e os objectivos do petição.  Eu não vejo nenhum motivo para demorar assinar e não divulgar
se se-cumpre estes critérios.

Lamento muito se o leitor seja um daqueles quais estam principalmente interessados de ouvir nomes de cada um pelo ração ou outro. Aqui não vou contar nomes mas qualquer pessoa poderá ler a lista pública dos nomes dos assinadores porque o petição é uma das formas mais abertas dos cidadões de qualquer país, ou do mundo, como neste caso, de expressar suas perspectivas e exigençias para mais poderosos. Neste momento há aproximamente 100 (cem) assinaturas atrás do petição, maioria deles públicas. 

Assine aqui e divulge:


Junte-se tambem no grupo do Facebook "Academics for Peace in Mozambique" e chame mais pessoas, instituições e organizações para assinar petição. 

Tags: 

#BastaConflictMoz  
#StopConflictMoz. 

Paz,

    Janne




Sem comentários:

Enviar um comentário

Tervetuloa kommentoimaan // Por favor escreve seu commentário aqui